30% dos motoristas paranaenses são mulheres

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

mulher no volante

Mais de 30% dos motoristas paranaenses são mulheres

 

O número de mulheres ao volante no Paraná aumentou 7% no último ano e elas já correspondem a mais de 30% do total de condutores paranaenses. As mais de 1,4 milhão de motoristas mostram-se mais cautelosas do que os homens no trânsito e por isso cometem menos infrações. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) comprovam que a maioria das multas de trânsito registradas no estado são cometidas por motoristas do sexo masculino.

“As mulheres são responsáveis por cerca de 25% das infrações mais praticadas no Paraná. Isso representa que mesmo em menor quantidade, proporcionalmente, elas são mais conscientes e adotam uma postura mais segura no trânsito”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Dentre as infrações mais frequentes, dirigir alcoolizada ou sob influência de entorpecentes foi a irregularidade menos cometidas por mulheres em janeiro deste ano. Elas respondem a apenas 2,5%, contra 97,4% dos homens. Em contrapartida, a multa com maior índice de participação feminina (36%) foi estacionar em desacordo com a regulamentação.

No mesmo período, mais de 5,5 mil carteiras de habilitação foram suspensas no estado, sendo que destas apenas 26% são de motoristas mulheres e 74% de homens. “Elas são mais cuidadosas em tudo, inclusive no trânsito. A maioria não se arrisca a beber e dirigir, fazer manobras perigosas e pilotar moto sem capacete, por exemplo. A prudência feminina é modelo para os demais motoristas”, avalia o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco.

Confira abaixo as infrações mais aplicadas em janeiro, para ambos os sexos:

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%
24,4% mulheres
75,6% homens

Estacionar em desacordo com a regulamentação
36,1% mulheres
63,9 % homens

Conduzir motocicleta sem usar capacete de segurança
15,4% mulheres
84,6% homens

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%
24,8% mulheres
75,2% homens

Dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes
2,5% mulheres
97,5% homens

Utiliza-se de veículo para demonstrar manobra perigosa
12,3% mulheres
87,7% homens

Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança
24,7% mulheres
75,3% homens

Dirigir o veículo utilizando-se de fones e telefone celular
33,2% mulheres
66,8% homens

Fonte: Daiane Rosa - Assessoria de Comunicação Social

DETRAN-PR