Detran no Litoral

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A?s do Detran no litoral orientaram 22 mil veranistasAções do Detran no litoral orientaram 22 mil veranistas

Os serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que estão disponíveis no Litoral paranaense atenderam 22 mil veranistas nesta temporada. Duas unidades móveis, que oferecem documentação e informações sobre habilitação e veículos, e uma tenda itinerante, com atividades recreativas voltadas para educação para o trânsito, estão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Ipanema.

As brincadeiras educativas, feitas na areia, reúnem cerca de 600 pessoas todos os dias. São atividades interativas, como jogos da memória e de identificação de placas de trânsito. “Orientamos os condutores com essa abordagem educativa para que percebam que, mesmo no litoral, é preciso estar atento às regras de trânsito, e que respeitá-las é a nossa maior segurança”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Muitos banhistas que participam dos jogos se surpreendem com o desempenho alcançado. A comerciante Eliana Andrade Araújo, por exemplo, teve mais erros do que acertos. “Foi um puxão de orelha, pois eram placas fáceis que vejo no dia a dia. Vi que preciso me dedicar um pouco mais e prestar mais atenção nessas questões”, afirmou.

O supervisor de vendas Luciano Zanella também participou do jogo e identificou a maioria das placas apresentadas. “Errei apenas uma, que geralmente não vejo durante os trajetos que faço. Achei bem interessante a brincadeira, pois nos faz lembrar dos significados da sinalização e o quanto é importante ter isso em mente na prática”, disse.

DETRAN MÓVEL - Além das ações educativas, o Detran oferece aos veranistas serviços de veículos e habilitação nas unidades móveis do departamento, localizadas nas praças centrais de Matinhos e Ipanema. No local é possível esclarecer dúvidas, alterar endereço, certidão de condutor, confirmação e consulta de processo, reemissão de certidão de condutor, comunicação de venda do veículo, extrato de débitos, multas e IPVA, ou ainda consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação .

Nas unidades os usuários também podem acessar o sistema Detran Fácil, para emissão da Permissão Internacional para Dirigir, segunda via da carteira de motorista, CNH definitiva e segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

As atividades das unidades móveis do Detran, permanecem nas praias de Matinhos e Ipanema até o dia 23 de fevereiro, com atendimento das 15h às 20h, todos os dias, inclusive nos fins de semana.

A tenda itinerante também funciona nos mesmos dias e horários, apenas em locais diferentes. Até 16 de fevereiro em Ipanema e de 16 a 23/02 em Matinhos.

Fonte: Leandra Farias - Assessoria de Comunicação

DETRAN-PR